Produtos Parceiros
GIST
Contactos
Home
Clientes
Notícias
Empresa
Serviços
Neste módulo são definidos os horários ao público e os horários de viaturas para cada megalinha, época e tipo de dia.

 

 

GIST MÓDULO VIAGENS E VIATURAS  

MÓDULO DE VIAGENS E VIATURAS

 

A primeira fase da construção de um horário consiste na criação das viagens ao público. As viagens podem ser criadas uma a uma ou, no caso de conjuntos de viagens com periodicidades constantes, através do conceito de especificações de viagens periódicas que permite a criação de tais conjuntos através de uma única operação. Em qualquer das situações, o cálculo das horas de passagem das viagens pode ser feito pelo sistema através das durações definidas no Módulo Rede bastando ao planeador definir uma hora de referência.

 
A criação dos horários de viaturas é feita sobre as viagens ao público e pode ser feita recorrendo a automatismos, manualmente ou usando uma combinação destes dois métodos. Os automatismos são controlados através de um conjunto de parâmetros que definem restrições e custos que irão orientar esses automatismos no sentido de produzirem soluções com as características que o planeador pretende. Os automatismos oferecem ainda o benefício adicional de criarem automaticamente as viagens em vazio que são necessárias para fazer as ligações entre términos e estações de recolha. Manualmente é ainda possível forçar soluções que não obedeçam às restrições definidas na parametrização.


 

O sistema permite visualizar graficamente o horário de viagens e/ou o horário de  viaturas. As alterações às viagens e aos turnos associados podem ser efectuadas directamente no gráfico. O sistema permite, por exemplo, alterar as horas de início ou de fim de uma ou mais viagens seleccionando-as com o rato e arrastando-as no gráfico até à posição desejada.

 

 
Recomendar este site
Mapa do site