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O escalamento consiste na afectação de motoristas aos serviços definidos no módulo Serviços.

 

 

GIST ESCALAMENTO  

 ESCALAMENTO

O processo de escalamento de pessoal tripulante existente no Sistema GIST assenta principalmente sobre três módulos: um módulo que permite efectuar a gestão das disponibilidades do pessoal tripulante, um módulo cujo objectivo é permitir a construção de escalas teóricas com longos períodos de validade e finalmente um módulo com o qual é possível integrar a informação introduzida nos dois módulos anteriores concretizando essa informação para datas bem definidas.

 

Para além destes módulos principais existem ainda três outros módulos cujos objectivos variam entre a definição de parâmetros e entidades transversais a todo o sistema de escalamento e a extensão do sistema de escalamento aqui descrito até ao momento da realização efectiva de cada escala.

 

De uma forma geral o processo de escalamento preconizado pelo Sistema GIST assenta nas seguintes etapas:

  • Numa primeira fase são construídas as escalas modelo que na realidade são compostas pelas afectações teóricas de longo prazo
  • Paralelamente as disponibilidades dos tripulantes vão sendo actualizadas
  • E numa fase posterior serão geradas as escalas de tripulantes para datas concretas. Estas escalas poderão então ser trabalhadas de forma a adequar a força de trabalho disponível ao nível da oferta programado.

 

Tipicamente e após efectuada a primeira versão de uma escala, esta continuará a sofrer alterações fruto da alteração das disponibilidades dos elementos constituintes da força de trabalho à disposição do escalonador. Para dar resposta a esta situação foram criados dois módulos adicionais, que permitem que alterações sejam introduzidas no sistema sem colocarem em causa o trabalho já efectuado. Desta forma é possível em qualquer momento estabelecer comparações entre as escalas planeadas e a ultima versão introduzida no sistema.

 

As principais características dos três módulos principais são descritas de seguida:

 

           
Gestão de Pessoal Tripulante 

Neste módulo é possível introduzir informação sobre os tripulantes (início/cessação de actividade por exemplo), bem como as situações que forem ocorrendo ao longo do período de actividade de cada tripulante (baixas, férias etc.). Neste módulo é ainda possível visualizar o estado dos diversos tripulantes ao longo do tempo sendo possível

aferir factos como o número de tripulantes que é previsível que estejam disponíveis em determinada data, ou o número de horas já trabalhadas por um determinado tripulante etc. Esta possibilidade municia o utilizador com ferramentas de decisão eficazes que lhe permitirão tomar decisões sobre a concessão ou recusa de pedidos de ausência com maior certeza;



Pré-Escalamento


Este é o módulo em que serão construídas escalas de longo prazo, para esta construção serão necessárias as definições dos serviços que irão ser utilizados no dia a dia, e também a definição de quais os tripulantes que os irão efectuar. Estas definições de serviços poderão ser obtidas através de um processo de importação dos módulos de planeamento do sistema Gist ou por intermédio de interfaces de criação/alteração próprios deste módulo.
 

O processo definido para facilitar a obtenção de cargas de trabalho homogéneas passa pela divisão da escala em grupos. A cada grupo poderão ser associados serviços e/ou tripulantes. Associado a cada um destes grupos estará um esquema de rotação que ditará quais os serviços que irão ser efectuados em cada dia do esquema e por quem serão estes realizados.

 
Como foi dito anteriormente as escalas são válidas durante longos períodos de tempo, consequentemente atravessam diversos tipos de dia com os seus diferentes níveis de oferta. Paralelamente, aos esquemas de rotação não são impostas nenhumas restrições sobre os diferentes tipos de dia em que irão ser aplicados. Perante estes factos tornou-se necessária a introdução de um conceito de equivalência entre serviços. Assim uma equivalência não é mais que um conjunto de serviços de tipos de dia distintos, e um esquema de rotação não determina qual o serviço associado a um tripulante mas sim qual a equivalência que lhe esta associada. Estes conceitos possibilitam por exemplo usar as definições de serviço de Domingo para a escala de um dia feriado, bastando para tal que se indique ao sistema que use as definições de Domingo quando for gerada a escala para o dia em causa;


Geração de Escalas 

Neste módulo é possível criar/alterar escalas de serviços para dias concretos (podendo estas escalas ser diárias ou não diárias). As escalas aqui criadas são o resultado da aplicação de uma escala de modelo (efectuando a rotação dos diversos esquemas associados aos grupos que a constituem) em conjugação com as situações (de ausência ou não) associadas aos tripulantes pertencentes à mesma escala modelo.
A escala modelo que dá origem a cada escala concreta contem as definições dos diversos serviços necessários, no entanto, novos serviços poderão aqui ser criados, para fazer face a situações como alugueres ou para colmatar a necessidade de criar serviços de reforço. Sendo a escala modelo uma afectação teórica, a sua aplicação dá origem a uma escala ainda incompleta (fruto das alterações às disponibilidades da força de trabalho). Assim e para reduzir o trabalho necessário à obtenção de uma escala completa, foi definido um mecanismo auxiliar de afectação. Este mecanismo será aplicável após a geração inicial da escala. O mecanismo de afectação sequencial por intermédio das regras introduzidas permitirá reduzir o trabalho necessário para atingir a completude da escala.


Pós-Escalamento

Permite registar as alterações à escala diária feitas durante o dia, isto é, permite comparar o trabalho realmente realizado. Esta informação pode também ser disponibilizada para as aplicações exteriores ao Sistema GIST como, por exemplo, para aplicações de contabilidade de salários e facturação ao cliente ( no caso de empresas que fazem alugueres).

 

 

 

 
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