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Estudos e Planos de Implementação de STF

 

 

ESTUDOS NA ÁREA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES FLEXÍ­VEIS

Os Sistemas de Transportes Flexíveis, conhecidos a nível internacional pela designação DRT – «Demand Responsive Transport», têm características de frequência e preço para o utente que os permitem situar entre os transportes públicos regulares, com horários, percursos e paragens bem definidos, e os transportes de aluguer flexíveis, como os táxis.

Desde 2008 a OPT tem trabalhado segundo esta inovadora abordagem aos serviços de transporte colectivo, tendo ganho experiência na área com projectos de estudo e definição destes serviços já realizados, nomeadamente com a TRANSDEV e a STCP no âmbito do projecto Europeu CIVITAS Elan.

 




Os serviços de Transporte Flexível visam, normalmente, responder a necessidades de transporte específicas de pessoas que não podem recorrer aos transportes públicos regulares, devido à inexistência de tais transportes a uma distância ou a um horário considerados razoáveis ou à impossibilidade física de se deslocarem até ao referido transporte. Para tais pessoas, os transportes de aluguer flexíveis existentes são demasiados dispendiosos, ou as características de acessibilidade não lhes permitem o seu uso. Assim, este serviço complementa o serviço oferecido pelos transportes públicos regulares e pelos transportes de aluguer flexíveis, constituindo um transporte de grupo, a um preço intermédio. Neste tipo de transportes, os utentes têm alguma flexibilidade de horário e de local de entrada/saída, uma vez que os pedidos são agrupados de acordo com as origens e destinos, por forma a permitir a rentabilização do serviço.

 
 

 
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