Os bairros digitais chegarão a Portugal no próximo ano com o objetivo de dinamizar diferentes áreas comerciais localizadas em centros urbanos, zonas suburbanas ou rurais do país. Foram alocados 55 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência. No total, estão previstos 50 projetos destes em quatro anos.
O Conceito de Bairros Digitais pretende conciliar a Experiência da compra no Comércio Tradicional com a utilização de meios digitais.
O programa prevê um investimento de cerca de 1M€ por cada projeto, capaz de estimular o comércio local com a utilização das novas tecnologias. Serão abrangidos programas que melhorem a conectividade e a infraestrutura digital local, considerando a experiência digital do público em geral, o que também passa por apoios à integração de soluções tecnológicas de gestão de entrega de encomendas e de adoção de meios de pagamentos eletrónicos.
O recurso ao digital pode propiciar uma melhoria das condições de acesso à rede WiFi, numa maior interação entre consumidor e o comércio local, tornando o espaço público mais atrativo à permanência.
Podem, por exemplo, serem utilizados Beacons no Espaço Público, dispositivos que podem ser instalados em mobiliário urbano, edifícios ou até mesmo dentro dos estabelecimentos comerciais, capazes de emitir um sinal Bluetooth com propagação por ondas rádio, que interagem desta forma com o dispositivo dos consumidores.
Os MUPI’s, mobiliário Urbano para Informação e a utilização de uma APP que interage com o local, equipamentos e estabelecimentos existentes, podem ser algumas das soluções a utilizar, de forma a agregar todos os serviços, como por exemplo a oferta de transportes públicos no local, as promoções que os estabelecimentos comerciais estão a fazer, entre outras soluções.
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