1ºDia
O primeiro dia foi marcado pela presença do Ministro das Infraestrutura e Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos. Tivemos a possibilidade de acompanhar a mesa-redonda “The future of mobility in Europe” e desfrutar da Cerimónia de Prémios “TRA Visions Young Researchers”.
Durante a tarde foram abordados temas relacionados com Sistemas Inteligentes e Sociedade e, de seguida, decorreram sessões estratégicas, científicas e técnicas, assim como as apresentações dos Posters. A Professora Teresa Galvão integrou o painel da sessão estratégica “Artificial Intelligence for smart and sustainable mobility” em conjunto com Anne Fleur van Veenstra (TNO), Carlo M Borghini (he/him)(Europe’s Rail Joint Undertaking), Aleksander Hammernes (Kongsberg Maritime), Joost VANTOMME (CEO da ERTICO-ITS Europe), Barry Kirwan (Eurocontrol), Eliane Moreno Gómez Tagle (VW Data Lab) e Joao Paulo Costeira (IST, University of Lisbon).
A conferência tem sido pautada pela interação com parceiros, empresas e entidades do setor, como o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes , a Brisa, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entre muitas outras.
2ºDia
O tema principal do dia de ontem foi a Mobilidade Verde e a Descarbonização.
Foram levantadas questões como: Como cumprir o European Green Deal e os objetivos gerais em relação à sustentabilidade e neutralidade carbónica. Foi também abordada a importância de mudar mentalidades, no sentido da adoção de comportamentos mais verdes.
Foi com gosto que vimos caras familiares e com quem temos trabalhado ao longo dos anos, como é o caso da Carris e muitos outros!
O Bruno Machado, aluno de doutoramento da Universidade de Aveiro, apresentou o Paper intitulado “Urban Logistics transportation system combining passenger and freight flows: a heuristic approach”, que integra o projeto SOLFI desenvolvido pela OPT – Optimização e Planeamento de Transportes em parceria com a Universidade de Aveiro, STCP, Rangel Logistics Solutions, Contra o Relógio, Câmara Municipal do Porto e a Associação de Comerciantes do Porto. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020 e o seu piloto decorreu na semana passada na cidade do Porto!
Pode consultar mais informação acerca do projeto SOLFI aqui: https://lnkd.in/daKy8BCi
3ºDia
No terceiro dia foram abordados temas relacionados com a inovação das infraestruturas. Salientamos as sessões estratégicas “Enabling smarter and safer infrastructure, supporting the digital and energy transition, through life cycle innovation” e “New approaches for human behaviour, HMI and safety analysis – across all modes”.
Foi mais um dia de contactos e partilhas, nomeadamente com os nossos parceiros do ITS Portugal, a ARMIS Group e a Ascendi.
4ºDia
No último dia destacamos as sessões estratégicas “LCA approaches and circular economy to enhance sustainability of mobility solutions, including tendering process” , “Open Science in Transport Research Around the World” e “Supporting a global sustainable competitiveness and industrial policy through EU public-private partnerships”.
Na cerimónia de encerramento, o Professor Jose Viegas da Universidade de Lisboa, sintetizou em quatro grupos as principais conclusões dos trabalhos destes 4 dias de conferência:
– Mobilidade para todos: justa, inclusiva, económica e acessível em todos os lugares;
– Está na hora de agir: Atingir as cidades neutras em termos climáticos até 2030;
– Promover melhores infra-estruturas, apoiando a transição digital e energética;
– Portos e aeroportos sustentáveis.
Foram 4 dias de contactos e de partilha de conhecimento incríveis.
Por fim, importa acrescentar que em 2024 a TRA será em Dublin!
Partilhar artigo