Projetos
Dinamizar o espaço público e devolvê-lo às pessoas, promovendo a socialização nas ruas, são alguns dos objetivos deste projeto. Nesta intervenção fizeram-se pinturas nas ruas e instalação de mobiliário urbano. Procuramos uma identidade própria na execução de cada projeto.
Em Valongo os elementos visuais foram criados a partir da utilização das seis logomarcas do Concelho: a Igreja, a Lousa escolar, o Brinquedo, os Bugios e Mourisqueiros, a Regueifa e o Biscoito, e as Serras.
Um projeto sobre logística, desenvolvido com a Universidade de Aveiro, com financiamento comunitário, que conta com a parceria da Associação de Comerciantes do Porto, com a STCP, Rangel e Contra-Relógio.
Tem como objetivo facilitar as entregas de encomendas nos centros urbanos, envolvendo os intervenientes no modelo de negócio.
Plano de Mobilidade para o Parque Empresarial da Lionesa (PEL), entre o Nó de Leça do Balio e o Nó de Chantre, na Via Norte (N13/N14)
Uma aplicação móvel que permite viajar em todos os modos de transportes públicos do sistema intermodal ANDANTE, no Porto, de uma forma simples, rápida e conveniente.
Os passageiros fazem um registo e o sistema aplica um algoritmo às suas deslocações, de modo que pague sempre a tarifa que lhe for mais favorável para o seu perfil de deslocações. No final do mês recebe a sua conta de mobilidade em transportes públicos, com base nas viagens efetuadas. Não precisa de se preocupar com a bilhética em vigor.
Quando o passageiro recolhe a sua bagagem em ambos os aeroportos e se prepara para abandonar o local de chegadas, pode consultar em diversos ecrãs a informação em tempo real sobre os possíveis destinos a atingir em transporte público a partir do aeroporto e respetivos horários da oferta intermodal de transportes públicos.
Esta disponibilização de informação permite sensibilizar os passageiros para a utilização de modos de transportes mais sustentáveis, numa clara referência às políticas de mobilidade urbana sustentável em prática nestas cidades.
Produção de mapas esquemáticos da rede de transportes públicos, tendo em conta as características do sistema de informação ao público na Trofa.
Este tipo de implementações faz-se com o objetivo de privilegiar a perceção do Passageiro sobre a rede de transportes como um todo.
Informação em tempo real sobre os possíveis destinos a atingir em transporte público a partir da Central de Camionagem da Covilhã e respetivos horários da oferta intermodal de transportes públicos.
Implementação de uma nova interface com funcionalidades relativas à meteorologia, assim como indicação dos horários na paragem exterior dos Transportes urbanos da Covilhã.
Disponibilização da nova aplicação do MOVE-ME na CIM da Beira Baixa. A aplicação permite o acesso a um conjunto diversificado e completo de informação sobre os horários e a rede de transporte público rodoviário e ferroviário na região.
A App assume um design simples e intuitivo focado nas necessidades dos utilizadores, e tem como principais funcionalidades: Próximas partidas; Cálculo de rota; Pontos de interesse; Horários e Notificações.
Definição de uma Rede de TPF para alguns Concelhos da CIM Douro. Elaborada uma análise da oferta e procura através da rede atual em funcionamento no território – linhas e respetivos horários – e do histórico de validações e bilhética. Foi feita uma análise de dados demográficos e de mobilidade que caracterizaram a população e o território sob estudo, assim como a procura pelo transporte público rodoviário.
Apanha-Me, no Concelho de Loulé
Otimização da oferta de Transportes Públicos Urbanos através da criação de novas linhas e redefinição de horários. Realização de estudos de enquadramento, caraterização e diagnóstico, construção de cenários prospetivos de serviço e análise económico-financeira da Nova Rede no Município de Loulé nas localidades de Loulé, Almancil, Quarteira e Vilamoura.
A OPT é líder do projeto “Plataforma para a Gestão dos Transportes Multimodais”. Neste projeto, pretende-se desenvolver um conjunto de ferramentas que apoiem os agentes de decisão na melhoria da resiliência dos sistemas de transporte, em particular na resposta às disrupções e atrasos que impactem negativamente a qualidade das ligações entre os diversos modos de transporte.
Ficha do Projeto:
Líder do Consórcio| EFACEC ENERGIA – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS S.A.
Investimento Total da Agenda| 274.195.106,32 €
Entidade Beneficiária| OPT – Optimização e Planeamento de Transportes S.A.
Apoio Financeiro| 587.017,30€
Data de Início| 01/07/2022
Data de Conclusão| 31/12/2025
No âmbito da Agenda BE.Neutral, o projeto "Hub de mobilidade urbana sustentável" O2MOVE desenvolve as infraestruturas física e digital necesssárias para melhorar a mobilidade em zonas urbanas e semi-urbanas, e reduzir a pegada de carbono. Integram este hub as soluções de informação ao público desenvolvidas pela OPT.
O projeto é o resultado de um consórcio português financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.
Participantes: OPT, OVAL, ARMIS ITS, DMS, CEIIA.
Ficha do Projeto:
Referência: RE-C05-i01.01
Programa Quadro: Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Programa Operacional C5. Capitalização e Inovação Empresarial
Medida / Eixo / Tipo Agendas/Alianças (.01) Mobilizadoras para a Reindustrialização e (.02) Verdes para a Inovação Empresa